Ser rico – o que está te impedindo

O que te impede de ser rico(a)? Pergunte isso a maioria das pessoas e a maioria vai dizer que para ser rico é você precisa estar predestinado a isso: ou nascemos com um encanto, algo especial e mágico que irá levar todas nossas decisões que fizermos na vida para o caminho da riqueza ou morreremos tentando.

Esse é o pensamento da maioria quando o assunto é finanças e principalmente quando envolve conceitos de enriquecimento

É comum ouvirmos que ser rico é ser ganancioso, é ser esbanjador, é ser sovina, é enriquecer em cima do trabalho dos outros. Esses pensamentos todos na verdade só demonstram um grande desconhecimento do assunto.

Porque é tão comum acreditar que é impossível ser rico? Desde que somos pequenos ouvimos que é feio pegar moeda do chão, é feio contar e falar de dinheiro, que devemos ter somente o que é necessário para ter uma qualidade de vida tranquila e estável. Isso é devido ao grande medo e perda de quem nos ensinou esse tipo de coisa.

O medo em criar um patrimônio e perdê-lo, o medo de entrar em negócios arriscados, medo de proporcionar um estilo de vida para a família e de repente não poder mais sustentá-lo.

Quando acostumados a um padrão de vida e comportamento é muito difícil sair dele

Ficamos condicionados a continuar com o mesmo tipo de repetição de hábitos e costumes, mesmo que não sejam sadios. Você sabe que não pode mais gastar durante o mês, sabe que não deve parcelar mais nenhuma compra, porém todos os meses continua fazendo a mesma coisa. Um exemplo bem claro sobre isso são ganhadores de loteria.

Eles costumam fazer de tudo que tem vontade, gastam o dinheiro sem nenhum tipo de preocupação, compram sem pensar no amanhã e de repente se encontram sem nada de dinheiro, sem nenhum dos bens e voltando a antiga vida que tinham. Por que? Pois estão acostumados aquele padrão, aqueles comportamentos. Passaram a vida tendo de batalhar pelo salário suado no final do mês, fazendo prestações em cima de outras dívidas. Por mais que seja incomoda, é o que conhecem e se sentem confortáveis e estão acostumados a isso.

Ser Rico

Do mesmo jeito, você repete esse tipo de comportamento e pensamento auto-destrutivo quando pensa que não tem como economizar, que nunca irá pagar as contas, que sempre precisará fazer dívidas. Quem te disse isso? Quem falou que você precisa gastar mais do que ganha e gastar até o último centavo de seu salário? Você mesmo!

Vai me dizer agora que você está lendo e pensando “ok, concordo, porém no momento somente arranjando um outro trabalho que me pague o dobro ou ganhando um aumento de 80% para sair dessa situação. Depois posso pensar em mudar meus hábitos.”

Enquanto você continuar com os mesmos hábitos, com a mesma cabeça, não importará o quanto você ganha, as suas dificuldades de poupar dinheiro, de manter-se na linha continuarão! O que fazer então? Assumir uma nova mentalidade na qual você passa a ser consciente do uso do dinheiro. Isso não significa que você vai ser pão-duro ou que não vai mais aproveitar a sua vida. Muito pelo contrário! Significa que você terá poder sobre seu dinheiro, que irá planejar o seu uso sem exageros, mas de forma mais consciente e plena de suas escolhas e atitudes.

Ser rico é questão de comportamento

São pequenas atitudes do dia a dia que fazem a diferença no final e principalmente a longo prazo. Não é porque hoje você decidiu não gastar mais em cafezinhos durante a semana que irá virar milionário mês que vem. A mudança é contínua e prolongada.

Entender que o que você tem hoje foi o que você se esforçou até agora para ter, sejam dívidas ou sejam ganhos. A forma que você trata seu dinheiro, com o que escolhe gastar e o quanto definiu que irá economizar é que farão a real diferença no seu futuro e na formação de seu patrimônio.

Enquanto você acreditar e esperar que os outros reconheçam o seu diferencial, que resolvam te agradar com salários e bonificações espetaculares para só então decidir mudar o modo em que trata seu dinheiro, sinto muito te dizer, mas nunca mudará. O primeiro passo deve ser dado única e exclusivamente por você mesmo. Defina riqueza e o que é suficiente para o seu bem estar e conforto.

Após ter isso bem compreendido, analise maneiras de como pode mudar sua realidade hoje mesmo, sem ter a necessidade de buscar um novo emprego ou acertar na mega sena para conseguir atingir seus objetivos. A riqueza está diretamente ligada ao quanto você consegue poupar e não ao quanto você consegue ganhar.

 

 

 

Leave a Comment