DÍVIDAS! VOCÊ TEM E NÃO SABIA!

 

DÍVIDAS! VOCÊ TEM E NÃO SABIA!

08132014_debt_bills_expenses_vector

Eu aposto que você tem dívidas e não sabe! Duvida? Vamos fazer um teste: Se eu te der uma lista de coisas que compramos e utilizamos no dia a dia, você consegue me dizer se é dívida, gasto ou investimento? Então analise esses itens abaixo e me diga o que acha:

Financiamento do Carro?

Cartão de Crédito?

TV por Assinatura?

Financiamento da Casa?

Escola dos Filhos?

Compra Parcelada?

Cheque Especial?

Academia?

Limite da Conta?

IPTU?

Você por acaso respondeu que uns 3 desses itens são investimento, um ou dois são compras e o resto dividas? Beeeeeehhhh!!!!!!!!!! Errrrrooooouu!!!

Tudo isso acima é dívida!!!! Não entendeu? Então vou te explicar. A partir do momento em que você utiliza, contrata e empresta algo de outra pessoa, você está contraindo dividas!

Financiamentos, impostos e valores devidos a bancos e lojas são dividas sim.

 

aposentado com dividas

O produto, teoricamente, não é seu até quitar a última parcela. Até lá resta você obrigatoriamente pagar ou sofrera consequências, como ter o carro apreendido, ter que devolver uma compra para uma loja ou até ser processado. As próprias dividas aqui citadas também não deixam de serem escolhas. Você pode optar por andar de ônibus ou economizar dinheiro suficiente para pagar à vista um carro. Você pode morar de favor, na rua ou com seus pais ao invés de contrair um financiamento e ter de pagar IPVA. Você pode não utilizar o cartão de credito do banco e nenhuma das “facilidades” que banco te oferece, como cheque especial por exemplo. As escolhas que fazemos acreditando que são as melhores e que nos livrarão de dividas, na verdade, elas mesmas já podem ser uma grande dívida como financiamentos de 20 anos ou mais.

A partir do momento em que você utiliza, contrata e empresta algo de outra pessoa, você está contraindo dividas!

O que não é dívida? Tudo que você consegue pagar à vista! Considere que você comprou um carro financiado em 3x. Divida! Mesmo que pouquíssimas vezes, ainda é dívida. Você recebeu o IPVA dele. Divida! O seu carro estragou o amortecedor e precisa de revisão. Não é dívida! Você não é obrigado a arrumar, pode simplesmente deixar o carro parado na garagem. Decidiu arrumar? Parcelou no cartão de credito em 12x? Divida! Essa dívida será direta com o banco. Parcelou em boletos? Divida direta na concessionária.

E como você pode fugir das dívidas?

economize poupar

Através de escolhas. Por exemplo, você poderia colocar seus filhos para estudar em um colégio público, onde não é exigido nenhum pagamento de mensalidade. A sua escolha é por um colégio particular onde existe uma mensalidade e deve ser paga. A partir do momento em que você decidiu isso contraiu uma dívida e deverá ser paga todos os meses pois tem clausulas e contratos que o obrigam te obrigam a pagar. Do mesmo jeito como frequentar uma academia e ter assinatura de pacotes de tv. Você pode ficar sem mas prefere contratar esses serviços

Entendeu bem o que é dividida? Aposto que você nunca tinha pensado dessa forma! Agora me responda, como estão sendo as suas? Está conseguindo não se endividar ou está tendo de financiar sua própria vida?

Reflita sobre sua atual situação financeira e veja se ela é compatível com as suas dívidas e obrigações. Lembre-se o primeiro passo para sair do buraco é parar de cavar ele!

 

Leave a Comment