COMO QUITAR DÍVIDAS – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Agora que você já sabe quais são suas dividas e como evitá-las, chegou a hora de agir e quitar dívidas que você ainda tem.

Você pode estar se questionando como irá quitar as dívidas se mal sobra dinheiro para pagar as que você tem hoje? Não existe segredo e sim negociação.

QUITAR DÍVIDA É QUESTÃO DE NEGOCIAR

quitar dívidas

É fato que os bancos cobram juros mensais e em alguns casos (cheque especial) até diários. Quanto maior o tempo que você deixa a divida em aberto ou vai pagando pouquinho em pouquinho, maior os juros que serão cobrados. Então o que fazer? Nesse caso especifico de banco, você consegue negociar com o seu gerente aquela dívida, cessando a cobrança de juros e fazendo com que o valor das parcelas caiba dentro do seu bolso. Algumas das opções que você tem são de encerrar a sua conta no banco e negociar o saldo restante e pode encerrar o limite da conta e o cheque especial.

Essas opções são interessantes, pois os juros são pré-definidos na hora em que você faz esse acordo com seu gerente. Por mais que a divida seja em 24x ou 48x, o valor será sempre o mesmo, ou seja, você até consegue se programar, economizar e fazer aportes diminuindo os valores dos juros e do saldo restante. Atenção! Esse tipo de negociação só tem um porém, se você não pagar alguma parcela, o acerto é cancelado e os juros altos voltam a ser cobrados novamente. Se for necessário venda um bem para pagar essas dívidas de maneira mais rápida.

DÍVIDAS EM LOJAS PEQUENAS

Outra situação comum é ter dívidas em lojas de vestuário e acessórios. No caso de ser dívidas no cartão da loja ou crediário, a situação é muito similar com a do banco. No caso de lojas menores onde o cliente e o lojista tem certa afinidade e fazem aquele tal de acerto de “irei anotar no caderninho, na próxima você me paga”, a melhor opção é saber qual o saldo total devedor, verificar dentro de suas possibilidades o quanto pode se comprometer em pagar todos os meses e fazer essa oferta para o lojista. Por mais que seja um valor menor do que deveria pagar, é melhor pagar algo todos os meses do que não pagar nada.

QUITAR DÍVIDAS COM AGIOTAS

Se você tem dívidas com agiotas, pare tudo, verifique o quanto está sendo cobrado de juros e comece a juntar todo dinheiro possível para quitar o quanto antes essa divida. Normalmente, os juros cobrados são de 6% ao mês, ou seja, de uma dívida de R$ 5.000,00, R$ 300,00 que você pague não diminuirá em nada o montante total, pois estará pagando somente os juros. Venda um bem, diminua todas as suas despesas ao básico e acerte logo isso! Quitar dívida com agiota tem que ser sua prioridade.

Para quitar financiamentos de maneira mais rápida o ideal é utilizar o FGTS (em caso de imóveis) e economizar qualquer bonificação, 13. e férias para se livrar o quanto antes dessa dívida. Os juros cobrados chegam a quase 2% ao mês. Você paga quase o dobro do valor do bem que está comprando e ainda gera uma divida de muitas vezes de 4 a 30 anos para quitar.

Ainda tem alguma dúvida? Então deixe seu comentário que irei te responder! Não esqueça de conferir meus outros posts sobre planejamento financeiro e dívidas!

Beijos

 

Leave a Comment