COMO FAZER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO-PARTE 1

Olá!

Durante as próximas semanas eu vou guiar você para que faça um planejamento financeiro eficiente e sem complicação! Todas as segundas vou escrever quais são os passos para que você possa planejar suas finanças e escapar das dívidas. Hoje vou falar a importância de um planejamento bem feito e quais benefícios isso vai te trazer.

icao-2012-flight-planning

Imagine uma viagem de avião. Antes de decolar o piloto tem que ter um plano de voo a mão para que não exista o risco de acidente ou que aeronave caia   Primeiro ele tem de saber o quanto de combustível tem disponível. Se tem pouco, são três as opções:

-Fazer uma viagem mais curta;

-Carregar menos peso;

-Colocar mais combustível;

A partir dessas adaptações fará uma viagem mais segura e tranquila. Além disso ele tem vários dispositivos que tornam o avião mais confiável. Se necessário  pode voar com somente um motor em situação de emergência.

Trazendo isso para o seu bolso; O plano de voo é seu planejamento financeiro. O combustível é seu salário. Se o seu planejamento financeiro prevê que você terá mais gastos do que ganhos novamente temos três opções:

-Diminuir nossos gastos (fazer uma viagem mais curta);

-Acabar com nossas dívidas (carregar menos peso);

-Ganhar mais dinheiro (colocar mais combustível);

Além disso, em um planejamento financeiro bem feito temos um dispositivo de emergência: a reserva de segurança! Vou falar sobre isso um pouco mais para frente.

Você é o piloto do avião, seus passageiros são sua família, a viagem que você irá fazer irá te guiar até uma aposentadoria tranquila e o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus filhos. Se o seu plano de voo (planejamento financeiro) estiver bagunçado, com falhas ou incompleto todos irão sofrer e a viagem será extremamente turbulenta e assustadora, daquelas que tiram o sono a noite.

Vamos planejar a sua viagem a partir de agora! Vou te dar uma lição de casa: quero que você anote seus gastos durante essa semana, se você puder checar seus extratos antigos e descobrir quais são seus gastos mensais, melhor ainda! Também anote quais são suas dívidas; não esqueça de nada! Financiamentos são dívidas também, ok? Anote também tudo o que está parcelado e o valor médio das faturas de cartão; Também quero que você anote tudo aquilo que ganha de dinheiro.

Você pode anotar esses dados aonde quiser, pode ser em papel ou no excel, o importante é que você esteja familiarizado com a ferramenta que irá usar, quanto mais fácil melhor! Uma semana é um bom tempo para você colher essas informações.

Segunda-feira que vem eu volto e irei te orientar o que fazer com essas informações. Tenha uma excelente semana!

 

growing_money_coins

A partir de hoje começamos a regar sua árvore de dinheiro

 

Link para as outras partes:

Parte 2

Parte 3

Leave a Comment