COMO FAZER SEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO-PARTE 4

Olá! Essa é a quarta parte da nossa série de como fazer o seu planejamento financeiro!

Se você perdeu os outros posts, aqui estão eles: PARTE 1, PARTE 2,PARTE 3

Após anotar nossos gastos, pagar nossas dívidas o próximo passo para fazer um planejamento financeiro eficiente é separar nosso dinheiro em potes! Esse método é bem prático pois nos ajuda a visualizar como devemos gastar nosso dinheiro e pode nos guiar para uma vida financeira mais tranquila. Funciona assim: dividimos nosso dinheiro em 6 potes.

USANDO O MÉTODO DOS POTES PARA FAZER NOSSO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

planejamento financeiro

O PRIMEIRO POTE – DEPESAS FIXAS 55%

porquinho

No primeiro pote vamos separar as despesas fixas e necessárias. Entram nesse pote as despesas com água, luz, gás, habitação, dívidas… São muitas coisas e por essa razão é um dos maiores potes. Normalmente muitas pessoas enchem e “transbordam” esse pote com dívidas e despesas com habitação. Se é o seu caso tente rever seus gastos para alcançar o objetivo de 55%.

O SEGUNDO POTE – CONSTRUIR O FUTURO 10%CRESCENDO SEU DINHEIRO

No segundo pote iremos reservar 10% da nossa renda para construir nosso futuro. Isso significa aportar em uma previdênvia privada ou fazer nossos próprios investimentos. Você pode ler mais sobre isso aqui.

O TERCEIRO POTE – LAZER 10%

planejamento financeiro lazer

Esse pote serve para você se divertir! 10% do seu dinheiro deve ser reservado ao lazer. Festas, comer fora, viagens, shows… podem ser inclusos neste pote. Nunca podemos esquecer de nos divertir, lembre-se disso!

O QUARTO POTE – MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA 10%

tv dinheiro

Neste quarto pote podemos incluir os produtos que vão melhorar nossa qualidade de vida: eletroeletrônicos, reformas da casa, celulares…

O QUINTO POTE – EDUCAÇÃO 10%

nerd lapis

Educação é fundamental para garantir nosso futuro e de nossos filhos. Se você tiver filhos essa porcentagem pode ser maior, mas nunca se esqueça de você também investir na SUA educação! Conhecimento é a chave para a tranquilidade financeira.

SEXTO POTE – CARIDADE 5%

colorful-charity-hands-tree-47713186-2

Não podemos nunca nos esquecer dos outros! Reserve dinheiro para caridade ou para presentear alguém. Tudo o que vai vai lhe voltar em dobro :)

Os potes que apresentei aqui são somente um guia! Dependendo da fase de vida que você está, dos seus objetivos, dos seus planos para o futuro, tudo isso pode mudar radicalmente! O que importa é você saber para onde está indo seu dinheiro e organizar ele de forma racional e sem exageros!

Gostou? Compartilhe esse artigo com outras pessoas! Tá com alguma dúvida? Me mande um email que vou responder com o maior carinho contato@juliamendonca.com.br

Assine minha newsletter  para ficar por dentro de todas as dicas que eu passo no blog. Semana que vem continuo com a nossa série sobre planejamento financeiro!

Um beijo!

Júlia Mendonça

Leave a Comment