CHEQUE ESPECIAL – COMO SAIR

Cheque especial, o maior terror dos brasileiros! Ele é responsável pela desgraça de muitas famílias por conta dos seus juros altos e a maioria das pessoas quando caem nessa armadilha não sabem como sair dela. Pois hoje vou te ensinar como sair do cheque especial!

É muito difícil sair do cheque especial sem planejamento

Planejamento financeiro é a chave para escapar desse monstro. Imagine que você tem um balde e precisa enche-lo de água. Acontece que esse balde tem um furo e por mais que você coloque água o furo vai imediatamente tirar toda a água que você colocou. O que fazer então? Tapar o buraco, óbvio! Mas como você vai tapar o buraco se você não sabe onde ele está? Isso é o que acontece quando você não planeja suas finanças, você tem um furo no seu orçamento e você não sabe onde ele se encontra e por conta disso todo o seu dinheiro vai embora e você não sabe pra onde ele foi. Por essa razão eu sugiro que a primeira coisa que você faça é descobrir onde estão seus gastos e por onde “vaza” o seu dinheiro. Esses artigos sobre planejamento financeiro que eu fiz vão te ajudar muito!

Achou o buraco? Agora é hora de tapar ele e atacar o cheque especial!

Descobriu onde está indo o seu dinheiro? Ok, reveja os seus gastos, diminua o que não é necessário para evitar afundar ainda mais nas suas contas. Para resolver o cheque especial temos 2 opções: arranjar o dinheiro para cobrir todo ele vendendo algum bem ou usando dinheiro extra proveniente do seu trabalho (décimo terceiro, venda de férias, horas extras) ou pegando um empréstimo com juros mais baixos que o do que cheque especial.

monstro do cheque especial

Usando renda extra

Essa pode ser a maneira mais fácil de você liquidar o cheque especial e ficar sem dívidas. Você pode vender um bem que não seja essencial pra você (um terreno que você não tem previsão de construir), trocar um bem de grande valor por outro de menor valor (por exemplo vender um carro mais caro e comprar um mais barato) ou usar a renda extra do seu trabalho para liquidar o cheque especial (pode ser o décimo terceiro, horas extras, férias vendidas…). Muitas pessoas não gostam dessa opção pois sentem que estão perdendo dinheiro. Eu digo que estão enganadas! Imagine que você paga 14% de juros no cheque especial ao mês. Se você tem uma dívida de mil reais no cheque especial em um ano essa dívida se transforma em cinco mil reais! Você perdeu 4 mil reais sem fazer nada! Por isso a melhor forma é você pagar o negativo da conta com o dinheiro que estiver disponivel.

Usando empréstimo

Quando falo de empréstimo, não estou falando exclusivamente daqueles que o banco negocia com o gerente. Estou falando também dos empréstimos consignados, refinanciamentos, penhores… O importante é buscar o empréstimo com a taxa mais baixa e com as parcelas que caibam no seu planejamento. Neste vídeo explico um pouco mais sobre esses tipos de empréstimo:

Assim que decidir qual dos dois métodos for usar não esqueça de planejar suas finanças para que você não entre nessa furada de novo!

Ficou com alguma dúvida? Não se esqueça de comentar ou me mandar um email! Vou te responder com carinho!

Beijos

Leave a Comment