5 DICAS PARA GASTAR MENOS DINHEIRO E ECONOMIZAR

VOCÊ GASTA DEMAIS? AQUI VÃO 5 DICAS PARA GASTAR MENOS DINHEIRO E ECONOMIZAR!

Parece quase uma missão impossivel, o final do mês vai chegando e sua conta está no vermelho faz dias. Você jura que mês que vem vai ser diferente, que vai gastar menos dinheiro e que não vai entrar no cheque especial. Você recebe seu salário, começa a se controlar no começo do mês mas os dias vão passando e a história se repete: CHEQUE ESPECIAL. E agora Júlia?

Antes de tudo, não se desespere nem ache que não tem solução ou que você nunca vai conseguir economizar. Isso não é verdade! Qualquer pessoa pode passar a ser poupadora, é tudo questão de disciplina. Vou repetir:

GASTAR MENOS É QUESTÃO DE DISCIPLINA!

Entendido? Não é dificil, mas você precisa praticar as 5 dicas que vou te passar agora diariamente!

1 – ANOTE SEUS GASTOS

gastar menos

Muito importante! É comum entrar no cheque especial porque não nos damos conta o quanto gastamos durante o dia. Se você for depender somente da sua cabeça com certeza vai esquecer algum gasto, e esse gasto vai fazer a diferença no final do mês. Existem alguns apps que fazem isso automaticamente como o Guia Bolso, mas se você preferir pode anotar a mão ou no computador. O importante é não esquecer disso!

2- VOCÊ ECONOMIZA 100% DAQUILO QUE NÃO COMPRA

gastar menos

Promoção de shopping é um perigo! Vemos aqueles número 50%, 60%, 70% por cento de desconto e não resistimos! Caimos facilmente nas armadilhas do comércio. Minha dica é: só vá em promoções de shopping se for pra comprar algo especifico. Nada de ficar passeando a toa, senão a chance de comprar algo que você não precisa só porque estava em promoção é muito grande. Não compre nada do que você não precisa só porque estava em promoção ok?

3- TENHA OBJETIVOS

objectives-clipart-1

Criar um objetivo é a melhor forma para se disciplinar e gastar menos. Quer trocar de carro no final do ano? Quer viajar? Começar a sua reserva de emergência? Coloque um desses tópicos como seu objetivo financeiro e garanto para você que a disciplina para economizar aparecerá naturalmente. Se for necessário crie lembretes: pode ser um post-it na carteira, um bilhete na geladeira, até uma fitinha no punho! Vale tudo para lembrar você daquilo que você quer alcançar com seu dinheiro.

4-NÃO ABUSE DO CARTÃO DE CRÉDITO

cartão de creidto

O cartão de crédito é um aliado do seu dinheiro quando usado com inteligência. Quando abusamos dele vira um verdadeiro problema! Parcelas intermináveis, juros abussivos são as armas dele contra nosso bolso. Comece a trocar aos poucos o cartão de crédito pelo de débito, dessa forma você tem consegue controlar assim que gasta o quanto de dinheiro tem para passar o mês. Use o cartão de crédito somente em situações necessárias e não abuse dele, ok?

5-SE PAGUE ANTES DE PAGAR AS CONTAS

pagar

Eu já falei diversas vezes aqui no meu blog o quanto é importante você se pagar antes de todas as contas! O que significa isso? Sempre que você receber seu salário você vai separar uma parte dele para guardar. Você pode guardá-lo para diversas coisas, o teu objetivo pode te guiar com isso. Assim que isso se tornar um hábito você vai ver como é fácil economizar dinheiro! Planeje bem suas finanças para saber o quanto você pode guardar no inicio do mês sem problemas. Aproveite e conheça minha série sobre planejamento financeiro para saber mais!

Gostou das dicas? Não esquece de compartilhar no facebook! Tem alguma dica diferente? Comenta aí embaixo, quero saber! Não se esqueça, qualquer problema eu posso te ajudar!

Visite meu blog semanalmente para saber enriquecer seu conhecimento :)

Beijos,

Júlia Mendonça

 

Leave a Comment